O Centro Espanhol do Paraná desde a sua fundação se tornou o ponto de encontro dos espanhóis que para cá vieram e desde dos primeiros anos de sua fundação a "Espanhola" como também é chamada organiza festas e eventos que a cada ano reune música, cultura e tradição, tudo para que mesmo sendo localizada em Curitiba, uma cidade Paranaense tão longe das terrras espanholas seja possível sentir e conhecer um pouco da tão rica cultura Andaluza, Aragonesa, Gallega e de toda a Espanha.

 

Entre os mêses de Março e Abril,  acontece a Festa do Rocio, onde a tradicional Paella é servida para mais de 500 pessoas. Durante a festa a decoração, o som das Sevillanas e apresentação do grupo de flamenco, Cia Luna De Sevilla, transportam os convidados para a tão mundialmente famosa "Feria de Abril".

 

Já no mês de Agosto, o Centro Espanhol apresenta a festa do Apóstolo Santiago – Padroeiro da Espanha, a festa popular que se realiza a 31 anos, conta com muitas atrações. O convidado poderá saborear dois dos pratos mais típico da região de Galicia: “Bacalao a la Gallega con Patatas” e “Garbanzos con Chorizo”.  Outro atrativo da festa é o leilão da “Rosca Doce” que segundo a tradição galega quem ficar com a rosca terá um ano de muita fartura.


Em Outubro o Centro Espanhol presta uma a respeitosa homenagem à Virgem do Pìlar, padroeira da Espanha  e da Hipanidad, com a imagem da Santa chegando ao recinto em procissão, conduzida por jovens trajando roupas típicas das diversas regiões da Espanha o ambiente se torna uma emocionante lembraça das terras de origem dos imigrantes, mais uma forma de manter viva as tradições espanholas. Os Hinos Nacionais da Espanha e do Brasil são executados. Pratos típicos e a apresentação do grupo folclórico também contribuem para uma grande festa.

 

Além dessas, durante todo ano são organizadas várias outras comemorações regionais e de entreterimento, tudo para que haja sempre a aproximação da comunidade espanhola, seus descendentes e simpatizantes. 

 

 

Eventos

Missão

"Manter viva as tradições da Espanha através dos emigrantes, seus descententes e simpatizantes."