Jota Aragonesa

 

O Grupo foi fundado por sua diretora Blanca Hernando Barco no ano de 1982 com a participação de mais 8 integrantes. Filha de emigrantes espanhóis, desde criança dedicou-se a dança espanhola, mas foi somente no ano de 1981 que decide aprofundar seus conhecimentos do folclore espanhol e escolhe o folclore da região de Aragon: a “ jota aragonesa”.

 

Após ter cursado em Zaragoza-Espanha, aulas de folclore aragones durante três meses com renomados professores de “jota aragonesa” como Ernesto Navarro, Pascual Sierra y Juan Carlos Serrano, na cidade de Zaragoza, Espanha, volta para sua cidade natal. Em 1982 traz a Curitiba seu mestre, Ernesto Navarro, e com sua ajuda, funda, com o apoio de seu pai, Saturnino Hernando Gordo, o Grupo Raza Aragonesa.

 

Especializado em danças folclóricas da região de Aragon, é o único grupo de danças folclóricas desse gênero em todo o Brasil. Retrata passagens históricas e fatos do cotidiano do campo, a Jota Aragonesa veio para mostrar uma outra faceta do folclore espanhol. A riqueza de sua música e a técnica apurada das coreografias renderam ao grupo as primeiras colocações no conceituado Festival de Dança de Joinville, nas categorias Dança a Caráter e Solos. Mostra através de sua dança, a força, a nobreza, a perseverança e a alegria do povo aragones.

 

Missão

"Manter viva as tradições da Espanha através dos emigrantes, seus descententes e simpatizantes."